Publicado em 03/04/17

Mesmo com IOF, cooperativa de crédito ainda vale a pena! Especialistas explicam

Será que vai ficar mais caro emprestar o dinheiro via cooperativas? Entenda as principais mudanças.


Os empréstimos feitos em cooperativas de crédito passarão a pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Até então, elas eram isentas. De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, as alíquotas serão iguais às que incidem nos empréstimos feitos em bancos e outras instituições financeiras: 0,38% mais 0,0082% ao dia, o equivalente a 3% ao ano

Por Danylo Martins

...

 

Será que vai ficar mais caro emprestar o dinheiro via cooperativas? Vai deixar de ser vantajoso em relação aos bancos? O UOL ouviu especialistas para entender os efeitos dessa medida na prática.

Pode ficar mais caro

Como o IOF incide sobre o crédito tomado, as cooperativas tendem a aumentar o chamado Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo –percentual que inclui taxa de juros, impostos, encargos financeiros e outros–, avalia Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

"Em contrapartida, estamos em um ambiente de queda da taxa básica de juros (Selic). Então, o cliente pode acabar nem sentido o aumento do imposto. Mas isso só ocorrerá se houver repasse [para o consumidor] da redução dos juros nos empréstimos", afirma.

Clique aqui e leia a matéria completa na íntegra

 

Publicado em 19/07/2019

Refinanciamento: confira principais alterações

Regras do serviço sofreram mudanças no mês de julho

Publicado em 12/07/2019

A educação financeira pode melhorar sua vida!

Faça o Teste e descubra como você cuida da sua Saúde Financeira