Publicado em 01/09/17

Como acontecem as distribuições dos resultados?

Entenda como são distribuídas as sobras nas cooperativas de crédito


Associados de uma cooperativa são ao mesmo tempo donos e usuários e, por essa razão, têm participação nas tomadas de decisões e também nos resultados, chamados de “sobras” que são os lucros obtidos.

...

 

Como cooperado, o usuário passa a participar dos resultados e das decisões da instituição financeira, além de usufruir de todos os produtos e benefícios oferecidos pela cooperativa, com custos bem mais atrativos do que os praticados no mercado.

A participação dos cooperados nas sobras acontece por meio da Assembleia Geral Ordinária, que ocorre anualmente. Na ocasião é feita uma prestação de contas e análise para deliberação dos associados.

Após a aprovação das contas, é decidida a destinação das sobras do exercício, proporcionalmente à movimentação de cada associado na cooperativa, durante o exercício anterior. Normalmente é analisada cada movimentação do cooperado, como aplicações e empréstimos. Lembrando que a distribuição das sobras não pode ser feita com base no valor do capital social.

A CoopCargill deseja que nosso cooperado tenha retorno de seu investimento e para isso é importante lembrar que quanto maior as solicitações de empréstimos, maior o valor das sobras no próximo ano, visto que o cooperado tem parte dos juros pagos devolvidos em seu saldo de capital acumulado.

 

Publicado em 29/04/2019

Brasileiros conversam mais sobre finanças em casa, segundo pesquisa

Levantamento faz parte de uma série de estudos da CDNL e SPC

Publicado em 26/04/2019

Orgulho de Pertencer: campanha de Indicação da CoopCargill já tem resultado!

Campanha de indicação trouxe 98 novos cooperados