Publicado em 21/08/17

Cooperativas e o Cenário Brasileiro

Ramo de crédito é destaque no cooperativismo brasileiro


O Brasil ocupa atualmente a 16ª posição mundial em se tratando de Cooperativismo de Crédito. O número de cooperativas brasileiras atinge a marca de 18% das agências bancárias do país. As cooperativas de crédito juntas representam a 6ª posição no ranking do volume de ativos, depósitos e empréstimos e figura entre as maiores instituições financeiras de varejo do país.

...

 

Isso mostra que o desafio a encarar é grande tendo em vista um mercado potencial muito grande para crescimento.

O Brasil possui cerca de 1.100 Cooperativas de Crédito, 38 Centrais Estaduais e 4 Confederações, sendo alicerçado basicamente em 5 sistemas de crédito.

Regiões com maior número de cooperativas

Há grande concentração de Cooperativas de Crédito (75% do total) nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, consideradas as mais prósperas do país. Segundo dados do BACEN, 2/3 das cooperativas de crédito do país estão nos seguintes estados: São Paulo (cerca de 300 cooperativas), Minas Gerais (aproximadamente 250), Rio Grande do Sul (cerca de 100), Paraná (cerca de 100) e Santa Catarina (aproximadamente 100).

Apesar de ser famoso como regulador das desigualdades sociais, permanece uma herança histórica e cultural existente nestas regiões e que propicia o empreendedorismo gerado pelas Cooperativas de Crédito.

http://cooperativismodecredito.coop.br/cenario-mundial/cenario-brasileiro/

 

Publicado em 29/04/2019

Brasileiros conversam mais sobre finanças em casa, segundo pesquisa

Levantamento faz parte de uma série de estudos da CDNL e SPC

Publicado em 26/04/2019

Orgulho de Pertencer: campanha de Indicação da CoopCargill já tem resultado!

Campanha de indicação trouxe 98 novos cooperados