Publicado em 29/06/17

A influência do cooperativismo para a sociedade

Movimento cooperativista cresce e se fortalece a cada dia pelo mundo


A importância da cooperação vem desde os primórdios da história da humanidade, quando os homens precisavam se unir para enfrentar as adversidades naturais, as condições climáticas e lutar por sua sobrevivência e de suas comunidades. Dessa forma, a cooperação se evidencia como mola propulsora da evolução do mundo e das pessoas.

...

 

A primeira cooperativa surgiu em 1844 em Manchester (Inglaterra), com a união de 28 operários, em sua maioria tecelões. A cooperativa visava facilitar a produção, aquisição e distribuição de gêneros essenciais, proporcionando a melhoria de vida de seus integrantes.

Atualmente, os princípios adotados pelo cooperativismo são o de adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.

Cooperativismo no Brasil
No Brasil, a primeira cooperativa foi criada em 1847, sob a liderança do médico francês Jean Maurice Faivre que, à frente de um grupo de colonos europeus, constituiu a Fundação da Colônia Tereza Cristina, no Estado do Paraná, organização que serviu de referência para a criação de novas ações coletivas.

Desde a criação da primeira instituição cooperativista no País, o setor se desenvolveu e consolidou-se como uma alternativa igualitária e democrática. Atualmente, de acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras, existem mais de 6.500 cooperativas em todo o Brasil, com 10 milhões de associados, abrangendo os 13 ramos do cooperativismo: agropecuário, crédito, consumo, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer.

Nos últimos anos, com a crise mundial e o temor das pessoas com a oscilação do mercado financeiro, um dos ramos do cooperativismo se destaca pelo desenvolvimento contínuo: o crédito. O setor cooperativista de crédito tem desempenhado papel fundamental pela inclusão financeira de milhares de pessoas em todo o País, contribuindo para o fortalecimento da economia brasileira.

 

Publicado em 07/11/2019

RDC: novo produto da Coop!

Conheça o Recibo Depósito Cooperativo, investimento CoopCargill

Publicado em 04/11/2019

CoopCargill reduz todas as taxas de empréstimo

Linhas de crédito tiveram suas taxas reduzidas. Confira aqui novos encargos para empréstimo