PERGUNTAS FREQUENTES




Quando foi fundada e qual o objetivo da CoopCargill?
Foi fundada em 26 de Fevereiro de 1992. Além de ser a melhor alternativa para a obtenção de empréstimo pessoal, a CCMF Cargill tem por objetivo a educação cooperativista e financeira dos seus associados, através da ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito. Dentro da sua área de atuação e de suas possibilidades, procura fomentar a expansão do cooperativismo de economia e crédito mútuo.

Como está estruturada a Cooperativa? Qual é a função da Assembleia Geral?
A CoopCargill é administrada por uma Diretoria Executiva composta por um Diretor Presidente, um Diretor Secretario, um Diretor Financeiro e ela conta também com um Conselho Fiscal composto por seis associados sendo três efetivos e três suplentes, todos eleitos pelos associados em Assembleia Geral.

Quais são as despesas operacionais para o funcionamento da Cooperativa?
Assembleia Geral é o órgão supremo da Cooperativa. Ela pode ser Ordinária ou Extraordinária considerando as limitações impostas pelo estatuto social, tendo como objetivo principal reunir os associados para, dentro dos limites legais e estatutários, tomar as decisões de interesse social. As decisões tomadas nas Assembleias vinculam a todos os associados ainda que ausentes ou discordantes.

O que é cooperativismo?
O cooperativismo é a união de pessoas voltadas para um objetivo comum, sem visar lucros e como seu próprio nome diz, tem como maior objetivo libertar o homem de seu individualismo e ignorância através da cooperação entre os associados, satisfazendo assim suas necessidades financeiras.




Quem pode se associar a Cooperativa?
Para associar-se é necessário que o interessado tenha vínculo empregatício com as empresas integrantes do Grupo Cargill (controladas e coligadas). Existem algumas outras exceções previstas no Estatuto Social.

Como faço para me associar a Cooperativa?
Basta preencher a ficha de matrícula e PPE informando os seus dados pessoais. Esse documento autoriza o desconto em folha do valor da integralização mensal de 1% a 10% do salário-base.

Quais os benefícios de ser um Cooperado?
Os benefícios são inúmeras. Além dos diversos serviços e benefícios disponibilizados diretamente aos associados, você conta com empréstimos com taxas de serviços e juros mensais sensivelmente inferiores aos praticados no mercado financeiro, sem qualquer burocracia para sua solicitação. As integralizações mensais de capital vão representar ao longo do tempo uma poupança e tem um rendimento anual.

Eu posso me desligar da Cooperativa quando quiser?
Claro. Assim como a adesão, o desligamento da cooperativa é um direito e uma decisão pessoal do Cooperado. Contudo para a efetivação do desligamento, o Cooperado não pode ter empréstimos pendentes e ainda não quitados junto à cooperativa.

Ocorrendo meu desligamento espontâneo quando posso voltar a ser Cooperado?
Você poderá retornar a Cooperativa no mês seguinte, basta enviar uma nova ficha de matrícula preenchida e assinada.





São muitos benefícios para você aproveitar, sonhar e realizar ainda mais. Conheça!